Como mudar categoria D para E?

Neste artigo, vamos falar tudo que você precisa saber para ter sua cnh categoria d ou e.

Categoria D e E

Quando o assunto é a categoria D e E na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tem gente que fica meio perdida. Na verdade, o que significa essa categoria?

Quem pode ter CNH categoria D e E? Se você precisa mudar a sua categoria para D ou E, como você faz?

Neste artigo você vai encontrar as respostas para essas perguntas e dicas preciosas para te ajudar a mudar a categoria na CNH.

Primeiro é preciso entender o que significa cada categoria.

A categoria D na CNH é destinada a quem deseja dirigir veículos de transporte de passageiros, como vans e ônibus. Já a categoria E é para motoristas de transporte coletivo de carga, como caminhões, furgões e utilitários.

CNH para dirigir caminhão

comprar cnh fácil

No que diz respeito à CNH para dirigir caminhão, quem pode ter a permissão para essa categoria?

A lei brasileira estabelece que para ter CNH categoria D e E precisa, obrigatoriamente, ter 18 anos de idade completos e ter realizado o curso de formação para motorista profissional.

O curso é obrigatório para quem pretende ter essa modalidade de carteira.

Hoje em dia as pessoas optam por comprar cnh fácil.

Agora que você já sabe o que significa a categoria D e E e quem pode ter CNH categoria D e E, é hora de entender quais são os passos para mudar a categoria da sua carteira nacional de habilitação.

Primeiramente, você precisa comparecer na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) da sua cidade e realizar um novo exame médico e psicológico para obter o certificado que ateste que você está apto para dirigir veículos pesados com a CNH categoria D ou E.

Além dessa publicação acesse nosso site e confira outros artigos https://www.pocosgoiania.com.br/

Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)

Após realizar o exame, basta se dirigir às agências da Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) para solicitar a alteração ou adição da categoria no documento.

Para isso, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovantes de endereço e a CNH.

Com todos esses documentos, você é atendido pela JARI e, se tudo correr de acordo com a lei, é liberada a alteração da categoria na sua Carteira Nacional de Habilitação.

Como você pôde ver, não é tão complicado assim mudar a categoria D para E e vice-versa. Com os passos deste artigo, você poderá conseguir a CNH categoria que precisa para trabalhar.

Se precisar de mais ajuda para obter o seu documento, procure o JARI ou o DETRAN mais próximos da sua localidade para o auxílio necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *